sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Parceria AMRIGS e Governo RS Viabiliza Centro Comunitário Vida Solidária

A Amrigs e o Governo do Estado assinam nesta sexta-feira, 30 às 11h30min, no Palácio Piratini, um termo de cooperação técnica pelo qual a Secretaria da Habitação destina um terreno [na Av. Ipiranga, nº 5109] ao Instituto Vida Solidária, mantido pela Associação Médica do RS. No terreno será construído o Centro Comunitário Vida Solidária que, além de ampliar o atendimento à saúde mantido pela Amrigs na Vila São Pedro, proporcionará ações em saúde, educação e cultura para cerca de quatro mil pessoas [moradores das comunidades vizinhas da Amrigs como a Vila São Pedro, Vila Salvador França e Vila São Judas].

O Termo de Cooperação Técnica será assinado pela Governadora Yeda Crusius, Secretário da e Habitação e Desenvolvimento Urbano Marco Alba, secretária da Administração Maria Leonor Carpes e presidente da Amrigs e do Instituto.

Fonte: Pauta Social

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

FEIRA LATINO AMERICANA


NESSE DIA 30/11/07 INICIA A FEIRA LATINO AMERICANA E
O GRUPO EM NOME DA ARTE ,CONVIDA A TODOS A VISITAR ESSA FEIRA MARAVILHOSA.
EM NOME DA ARTE É UM GRUPO DE 7 MULHERES,ARTESÃS, QUE TEM UM TRABALHO EM REAPROVEITAMENTO,PREOCUPADAS COM O SOCIAL ,CULTURAL E O MEIO AMBIENTE.
NOS PROCURE E VERA TRABALHOS LINDOS.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Convite: Cerimônia de Assinatura do Pacto de Governança

As Associações Benjamin Constant, Quadra 2000, Amigos do 4º. Distrito e Pólo de Iluminação da Av. São Pedro tem a honra de convidar V.Sa. a participar , no próximo dia 28/11, às 18h, na Praça Júlio Andreatta (Av. Benjamin Constant, 1135 – entre as Avenidas Guido Mondim e Ernesto da Fontoura), da cerimônia de assinatura do Pacto de Governança, quando assumiremos o compromisso em co-responsabilidade com a prefeitura, empresários locais e comunidade, para o desenvolvimento e consolidação da seguinte Agenda:
- Projeto Porto Norte – Constituição dos Pólos Temáticos

Quadra 2000 (Av. Cristovão Colombo, entre as Av. Bordini e Rua Dr. Timóteo)
Pólo de Iluminação da Av. São Pedro
Pólo Moveleiro da Benjamin Constant
Pólo Automotivo (Av. Ceará, Av. Pereira Franco, Av. Augusto Severo, Av. Sertório e Av. Edu Chaves)
Pólo da Moda Presidente Roosevelt

- Campanha Xô Pichação, objetivando a revitalização das pinturas das fachadas dos prédios da avenida;

- Natal na Praça: que abrirá as oficinas de teatro e canto para 2008;

- FeirArte da Benjamin: com realização durante o ano na Praça Júlio Andreatta, como apoio à Economia Solidária e ponto de atração turística;

- Revitalização da Praça Júlio Andreatta – A Praça dos Quatro Elementos: projeto desenvolvido em parceira com a Federação Gaúcha de Skate e elaborado voluntariamente pelo Arquiteto Frederico Oliveira.

Esta Agenda foi apresentada ao Sr. Prefeito, José Fogaça, e ao Secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto que ficaram entusiasmados com nossas ações Pró-Revitalização.

A Secretaria Municipal de Governança Local apoiou o desenvolvimento da Agenda, auxiliando também na interlocução e parcerias com as demais secretarias envolvidas.

Solicitamos a confirmação da presença, pelo e-mail
abc@benjaminconstant.org ou pelo fone (51) 9315-9319.
Contamos com sua participação.

Para conhecer maiores detalhes da Agenda, acesse
http://www.benjaminconstant.org/abc/agenda_benjaminconstant_2007.pdf. Para ler é preciso o Abode Reader, que pode ser baixado gratuitamente neste endereço: http://www.adobe.com/br/products/acrobat/readstep2.html.

Silvio Belbute
Presidente
Associação Benjamin Constant

Dalnei Fuhr
Presidente
Associação Quadra 2000

Ademir Pujol
Presidente
Pólo de Iluminação da Av. São Pedro

Mauro Zacher
Presidente
Associação dos Amigos do 4º. Distrito

Curso de Formação para Educadores com inscrições abertas

De 23 de novembro a 10 de dezembro de 2007 estão abertas as inscrições, para o II Curso de Formação para Educadores de Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidade Social, do Programa Conviver para Aprender, desenvolvido pelo Le@d.CAp/UFRGS.

O Curso tem como objetivo atender a uma das principais demandas dos educadores sociais: capacitação teórica e metodológica para produção de intervenções educativas eficazes, que qualifiquem a convivência e a aprendizagem de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

As Inscrições devem ser feitas no endereço eletronico: http//:www.ufrgs.br/leadcap. Os candidatos participarão de um processo seletivo para o preenchimento de 80 vagas.

O curso é totalmente gratuito e a formação destina-se a estudantes e profissionais de diversas áreas que buscam aprimorar seus conhecimentos sobre os processos de aprendizagens e os mecanismos de solidariedade e justiça. Desenvolvido na modalidade semi- presencial, com 180 horas-aula de duração, os encontros presenciais acontecerão entre dezembro de 2007 a agosto de 2008, com encontros mensais e/ou quinzenais, aos sábados, nas dependências da UFRGS. O curso certificará os cursistas com graduação incompleta com certificado de extensão e os já graduados com certificado de aperfeiçoamento.

O programa é financiado pela Copesul - Companhia Petroquímica do Sul, via Funcriança. Os interessados podem acessar o endereço eletrônico do (http://www.ufrgs.br/leadcap).

Os pré-requisitos à seleção são: conhecimentos dos recursos básicos de informática e serviços disponíveis na internet; disponibilidade para participar de 10 encontros presenciais de formação, aos sábados, entre dezembro de 2007 e agosto de 2008; horário disponível para: a) acessar e realizar atividades no ambiente virtual de aprendizagem do curso, b) realizar as atividades práticas de aplicação teórico-metodológica, em instituições-pólo parceiras do Programa.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

RS TERÁ FEIRA DE PROJETOS SOBRE INCLUSÃO SOCIAL

Uma escola na Argentina tem um programa de mediação de conflitos entre pares; ex-integrantes de gangues de El Salvador voltam para a escola e aprendem a criar microempresas; estudantes peruanos com deficiências se integram em escolas regulares; pequenos agricultores brasileiros se agrupam para produzir polpas, compotas e insumos para a indústria farmacêutica; idosos dão apoio por telefone a outros idosos.

Todas estas iniciativas têm contribuído eficazmente na luta contra a pobreza, a desigualdade e a exclusão social em suas comunidades. Têm em comum a inovação social, uma participação cidadã ativa e custos razoáveis.

De 4 a 7 de dezembro será realizada a Feira da Inovação, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, estado Rio Grande do Sul. Serão expostas as 17 iniciativas mais inovadoras dentre as 1700 apresentadas nos últimos dois anos ao concurso Experiências em Inovação Social, convocado pela CEPAL, com o apoio da Fundação W.K. Kellogg.

José Luis Machinea, Secretário Executivo da CEPAL, inaugurará a Feira da Inovação. Na quarta-feira, dia 5 de dezembro, às 19 horas, Enrique Iglesias, Secretário-Geral Ibero-Americano, dará uma Aula Magna sobre desenvolvimento social na América Latina, no Centro Cultural Santander, localizado à rua Sete de Setembro, nº 1028, Porto Alegre.

Os expositores representam 12 projetos de oito países da América Latina e do Caribe selecionados como finalistas do ciclo 2006-2007 do concurso. Também estarão presentes os 5 ganhadores do ciclo 2005-2006. Cada um dos projetos fará a apresentação de sua experiência perante o Comitê de Notáveis.

As iniciativas finalistas são da Argentina (2), Bolívia (1), Brasil (4), Colômbia (1), Equador (1), El Salvador (1), México (1) e Peru (1). Todas apresentam inovações para melhorar a saúde, a educação, a nutrição, as atividades de conservação do meio ambiente, a capacidade de geração de renda, ações que promovem a igualdade de gênero, programas de juventude e de responsabilidade social.

A cerimônia de premiação será realizada na sexta-feira, 7 de dezembro, às 12h30m. O projeto ganhador receberá um prêmio de 30.000 dólares; o segundo de 20.000; o terceiro de 15.000; e o quarto e quinto, de 10.000 e 5.000 dólares, respectivamente.

O projeto Experiências em Inovação Social busca identificar e promover a réplica criativa de iniciativas sociais inovadoras no marco da participação ativa da comunidade, como uma maneira de fortalecer a cidadania e, por conseguinte, a democracia.

Fonte: Pauta Social

Projeto Pescar RS comemora 100% de empregabilidade dos alunos e abre novas vagas


Formandos da quarta turma do Pescar RS Renner

A Lojas Renner realiza, nesta segunda-feira, 26, a formatura da quarta turma do Projeto Pescar RS e comemora 100% de empregabilidade dos alunos. Desde que aderiu ao Programa, em 2004, em Porto Alegre, todos os jovens que participaram das turmas do Projeto na Companhia finalizaram o curso inseridos no mercado de trabalho. A cerimônia acontece, às 18h, na sede da Renner, na capital gaúcha.

O programa oferece 734 horas de treinamento, com aulas de português, inglês, espanhol, higiene e saúde, legislação trabalhista, comunicação e relacionamento interpessoal. Matérias focadas na área de varejo, como logística, merchandising e técnica de vendas também fazem parte do currículo. Até participar do Projeto Pescar na Lojas Renner, Vanessa, 19 anos, tinha pânico quando precisava falar em público. “A gente pensa que atender cliente é fácil, mas não é não; é preciso ter desenvoltura com as pessoas e, para isso, os trabalhos em grupo me ajudaram muito”, afirma a jovem. Além do compromisso com o conhecimento, o Pescar Renner RS auxiliou Vanessa na busca do primeiro emprego. Hoje ela é caixa-operadora e recebe um salário de R$ 370,00, que já tem destino certo: “Vou ajudar a minha mãe; comprar um roupeiro, que não tenho; uma televisão e um dvd”, emociona-se. A superação, que oportunizou o trabalho junto ao público, deixa a adolescente mais próxima de seu sonho: ser enfermeira.

De 27 de novembro a 6 de dezembro, o Projeto Pescar RS Renner está com inscrições abertas para as aulas que iniciam em março de 2008. O programa é voltado para meninas de 16 a 19 anos, pertencentes a famílias de baixa renda, matriculadas na escola e em situação de vulnerabilidade social. As candidatas devem residir nas proximidades da sede da Companhia ou utilizar apenas uma condução para deslocamento. Interessadas devem comparecer à Administração da Renner (Rua Santa Catarina, 944, bairro Passo D´Areia- Porto Alegre/RS), das 9h ou às 14h.

A linha pedagógica é voltada para ensinar o aluno a lidar com o público, principalmente na área de varejo e serviços, preparando-o para o mercado de trabalho. Os alunos têm a oportunidade de assistir a aulas ministradas por gerentes de loja voluntários, além de participar de atividades nos pontos-de-venda da Renner, onde ganham experiência no contato direto com os clientes.

Fonte: Pauta Social

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Lei do Aprendiz

O Centro de Integração Empresa- Escola (CIEE-RS) e a Fundação Roberto Marinho assinaram um contrato, que garante a parceria para a implementação do Aprendiz Legal para jovens do Rio Grande do Sul.
O Aprendiz Legal promove a formação de jovens para o mercado de trabalho, cumprindo assim a Lei 10.097, de 2000, conhecida como a Lei da Aprendizagem. Esta obriga empresas com mais de 100 funcionários a contratar jovens de 14 a 24 anos, sem experiência profissional, como aprendizes, cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados. Além disso, determina que os jovens recebam aulas de capacitação teóricas, formatadas de acordo com as respectivas áreas de atuação. Assinaram o contrato de parceria o presidente do CIEE-RS, Otto Walther Beiser; o vice-presidente da instituição, Alécio Lângaro Ughini e o gerente de desenvolvimento institucional da Fundação Roberto Marinho, Ricardo Piquet. O programa Aprendiz Legal incentiva não só o cumprimento da Lei, mas também vai capacitar os jovens para o acesso ao mercado de trabalho, beneficiando, prioritariamente, as camadas menos favorecidas da sociedade. Esta parceria reúne a expertise pedagógica da Fundação Roberto Marinho, que há trinta anos elabora projetos educacionais para jovens e adultos brasileiros e o alcance nacional do CIEE, que promove a inserção do jovem no mercado de trabalho e já tem 1,2 milhão de jovens cadastrados no seu banco de dados. O aprendiz – que já tenha completado ou esteja cursando o ensino fundamental - cumpre parte do tempo de seu contrato no CIEE, onde realiza o aprendizado teórico - por meio de um material didático especialmente elaborado pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Petrobras - e a outra parte do tempo na empresa, trabalhando. O contrato com o aprendiz deve ter duração de até dois anos com salário mínimo/hora, mas o empregador pode pagar um salário maior do que o previsto em Lei.
O Aprendiz Legal torna acessível o material didático a jovens portadores de deficiência visual e auditiva. O material impresso do programa foi transcrito e impresso em Braille e os vídeos foram traduzidos em LIBRAS, a língua brasileira de sinais. Com base no princípio da interdisciplinaridade, os conceitos abordados pelo programa são contextualizados no cotidiano dos jovens e também em situações encontradas no mercado de trabalho. Os interessados em obter mais informações devem acessar o site www.aprendizlegal.org.br e www.ciee-rs.org.br.

Rede Parceria Social terá 200 projetos em todo o RS

Um modelo de gestão inovador na área social começa a ser implementado no Rio Grande do Sul. Com 197 projetos no Estado foi anunciado na tarde da última segunda-feira, 19, as ações que integram Rede Parceria Social, iniciativa coordenada pela Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social e realizada juntamente com as empresas Azaléia, Banrisul, Braskem, Caixa RS, CEEE, Copesul, Corsan, Gerdau, /RGE, Sulgás e Vonpar.

A Rede também conta com a participação de entidades âncora, que, por sua expertise na área em que atuam, irão acompanhar os projetos no período de dez a 12 meses - são elas Fundação Vonpar, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Associação Amigos do Meio Ambiente, Instituto Nestor de Paula, SESI/RS, Federação das Apaes do RS, União Sul Brasileira de Educação e Ensino, Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio, Centro de Educação Profissional Calábria, Amencar e Famurs.

"É um marco na área social. Além de descentralizar recursos, a Rede Parceria Social está qualificando seu capital humano, por meio de cursos de gestão pela ONG Parceiros Voluntários, além de avaliarmos o desempenho e o impacto dos projetos", disse o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler. A Fundação de Economia e Estatística fará a avaliação do impacto econômico dos projetos, e a Unesco e a Unisinos serão responsáveis pela avaliação do impacto social, medindo o número de beneficiários com as ações - uma inovação na área social. O secretário destacou a importância da qualidade dos projetos, que devem beneficiar especialmente aos que mais precisam.

A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Edilar Cruz, disse que a Rede é uma fórmula para que se obtenham resultados qualificados. "É preciso saber o que é necessário para uma ação ser bem desenvolvida. A Rede permitirá que os recursos sejam melhores utilizados", disse. Especialista em Desenvolvimento Sustentável e consultor de organizações, Augusto de Franco salientou que a Rede Parceria Social vai melhorar e fortificar o ambiente social mostrando que é possível fazer políticas sociais como política de desenvolvimento social. "É uma oportunidade de mostrar que possível fazer experiências inovadoras na área de desenvolvimento", completou.

As iniciativas estão distribuídas em carteiras de projetos em áreas como infância e adolescência, cultura, preservação ambiental, inclusão de jovens no mercado de trabalho, além de ações voltadas à população de rua adulta e galpões de reciclagem de materiais.

A lista completa das entidades beneficiadas estará disponível no site http://www.sjds.rs.gov.br a partir desta terça-feira.

Fonte: Pauta Social

Jornada contra a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes em Porto Alegre


segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Fundação Projeto Pescar conquista prêmio gaúcho

A Fundação Projeto Pescar (FPP) foi uma das entidades sociais agraciadas com o Prêmio Líderes e Vencedores 2007. A distinção é uma iniciativa da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL/RS) e da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul).

A solenidade reuniu representantes de empresas, entidades sociais, e personalidades que foram agraciadas com o Prêmio, além de muitos convidados. Dentre os presentes estavam a equipe e diretoria da FPP, que recebeu a distinção na categoria Destaque Comunitário. Jovens das Unidades do Projeto Pescar da Cimpor, do Colégio Anchieta, da Construtora Sultepa e da Springer Carrier fizeram a diferença na platéia do teatro. Representando a Vonpar estavam Gisele Helrighel Simoes Pires e Luciane de Souza Ribeiro.

Para o presidente da entidade, Rubens Hemb, a premiação incentiva e destaca organizações que fazem a diferença para a comunidade onde estão inseridas. "Para nós da Fundação Projeto Pescar é uma excelente oportunidade de visibilidade para mostrar a Tecnologia Social Pescar para a sociedade e, com isso, a mesma possa servir de exemplo e seja replicada em mais empresas e estados brasileiros”, avaliou Hemb.

A presidente de honra da FPP, Rose Linck, relatou estar muito feliz com a conquista. “Sinto-me emocionada pois a Federasul foi sempre uma parceira de primeira hora da Fundação. É muito gratificante receber um prêmio com a assinatura da Assembléia Legislativa e da Federasul. Já recebemos alguns prêmio nacionais, mas este aqui na nossa casa tem um significado especial”, comemorou.

A categoria Destaque Comunitário abrange projetos sociais que geram impacto social na comunidade onde atuam, em reconhecimento pela contribuição para a melhoria da qualidade de vida da população.

Conheça mais sobre as ações da Fundação Projeto Pescar pelo site www.projetopescar.org.br.

Fonte: redeGife Online

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

EXPO BRASIL DESENVOLVIMENTO LOCAL

Será realizada de 3 a 5 de dezembro de 2007, em Natal-RN, a sexta edição do maior evento nacional e internacional em desenvolvimento local, a EXPO Brasil Desenvolvimento Local. O evento reúne iniciativas públicas e privadas, governamentais e não-governamentais, na promoção do desenvolvimento, e conta com palestrantes renomados no setor, além de mini-cursos e encontros de redes. A EXPO já faz parte do calendário nacional, e participam da iniciativa promovida pela RITS - Rede de Informações para o Terceiro Setor, organizações com o SEBRAE Nacional, Petrobrás, Banco do Nordeste, Fundação Banco do Brasil, Ministério da Integração Nacional, Desenvolvimento Social, e Meio Ambiente, dentre outras. Maiores informações no site www.expobrasil.org.br.

CIEE-RS, DRT E SJDS VÃO ATUAR EM CONJUNTO NA EDUCAÇÃO

Nessa quinta-feira, 8, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS) firma parcerias com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul (SJDS) durante o seu 1º Fórum de Relações Institucionais, que reúne gestores e supervisores das 8 às 15h, na Federasul. O termo de cooperação com a SJDS proporcionará alfabetização de jovens e adultos em 50 cidades do Estado.

O CIEE-RS fará a coordenação pedagógica dos cursos gratuitos com duração de dois anos. Os alunos podem ter entre 20 de 70 anos de idade e receberão material didático em apoio às aulas. Com a DRT, o objetivo é criar grupo de estudos sobre a nova lei do estágio (Lei 993/2007) para harmonizar entendimentos a seu respeito e promover e incentivar o Programa Jovem Aprendiz, que auxilia empresas a cumprirem o previsto na lei do aprendiz (Lei 10.097/2000) e gerar novas oportunidades de inserção de jovens ao mundo do trabalho.

Fonte: Pauta Social