sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Fundação Vonpar abre inscrições para projetos

Solidariedade:
A Fundação Vonpar, criada e mantida pela Vonpar, abriu inscrições para o Concurso de Projetos de Reciclagem - edição 2009. O concurso abrange o Rio Grande do Sul e é mais um
integrante da Rede Parceria Social, articulada pela Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social do Governo do Estado, com aprovação do Conselho Estadual de Assistência Social. Repetindo a dinâmica do ano anterior, será aberto edital para seleção de projetos que apontem para a inclusão produtiva de populações em situação de alta vulnerabilidade social no estado. Para essa nova fase, o aporte inicial estimado será de R$ 720 mil, distribuídos entre ações de cooperação técnica - capacitação, monitoramento e avaliação - e financiamento dos projetos selecionados. A edição 2009 do concurso trará algumas novidades. Além do apoio técnico e financeiro por um ano, haverá uma maior flexibilidade no processo seletivo, reduzindo o caráter competitivo e dando mais ênfase ao perfil de inclusão produtiva da instituição candidata. Em decorrência, o espírito do Concurso visa ajudar as entidades pré-qualificadas a melhor formatar e desenvolver seu projeto final, passível de cooperação financeira. Isto representará também aumento no número de projetos apoiados. Praticamente todas as entidades escolhidas na etapa de 2008 estão preparadas para a continuidade do fortalecimento e participarão novamente para receber apoio em 2009 da Fundação Vonpar. Para Léo Voigt, diretor executivo da instituição, essa segunda rodada do Concurso representa a possibilidade de continuidade e aperfeiçoamento do programa, iniciado em setembro de 2007. "Depois de um ano de experiência, percebemos que alguns dos projetos tinham um nível de organização pouco estruturado, o que lhes causava problemas para identificar suas próprias demandas e prioridades, além da baixa capacidade de algumas ótimas entidades na utilização dos recursos disponibilizados com celeridade e exigência de qualidade", diz Voigt, explicando a mudança nos critérios de análise dos projetos. "Isso nos motivou a usar, para esse novo concurso, uma metodologia de avaliação mais inclusiva, pré-qualificando as entidades de reciclagem e estabelecendo com elas um diálogo para formatação final do projeto", completa. A Vonpar disponibiliza todas as informações necessárias para a inscrição no site: www.vonpar.com.br ou pelos telefones: (51) 3349-8617 e 3349-8072.
Na página, os interessados (ONG's, grupos de catadores ou artesões, cooper ativas de reciclagem, entidades assistenciais, entre outras) poderão fazer download dos arquivos pertinentes ao concurso, como o roteiro explicativo e modelo de projeto, além do formulário para inscrição. Interessados em participar devem imprimir o formulário contido no site, preenchê-lo e encaminhá-lo via correio à sede do Instituto Vonpar até 18 de dezembro de 2008 para o endereço: Av. Assis Brasil, 11.200, Sarandi - CEP 91140-000, Porto Alegre-RS.
Fonte: Newsletter Felipe Oliveira

2 comentários:

Cláudia Amaral disse...

Que oportunidade bacana! E é também uma lição de como os financiadores podem ser flexíveis, não? Obrigada, Lourdes!

por LOURDES SPRENGER disse...

Prezada Cláudia
Como resultado dos teus ensinamentos estou atenta as informações do terceiro setor e dos financiadores. É uma oportunidade para apresentar um projeto de usina de reciclagem moderna somando-se as existentes na Capital e que poderá incluir mais carroceiros e catadores.
Fiz um Projeto para Controle ambiental de animais de rua no meio urbano, é o inicio de quem luta pelo controle populacional de animais domésticos, das doenças transmissiveis(zoonoses) nas camadas populares, redução dos custos na saúde pública e fim dos maus-tratos.
Abraços.
Lourdes