quinta-feira, 15 de maio de 2008

Oficina do "Fórum Uma Visão de Futuro" recomenda o fim da circulação de carroças

Dentre as propostas do grupo da oficina de "Planejamento e Mobilidade Sustentável" do "Fórum Porto Alegre, Uma Visão de Futuro" comandado pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre, uma das recomendações foi a eliminação da circulação de carroças na capital.

Link original para acesso da matéria:
http://www2.camarapoa.rs.gov.br/default.php?reg=6320&p_secao=56&di=2008-05-14

Íntegra da matéria:

Oficinas propõem alternativas para mobilidade urbana

Após os painéis de abertura do fórum Porto Alegre: uma visão de futuro, os participantes do evento reuniram-se, na tarde desta quarta-feira (14/5), em oficinas para discutir e encaminhar sugestões de melhorias para a infra-estrutura da cidade. Os temas tratados nos grupos de trabalho foram Planejamento e Mobilidade Sustentável, Circulação Viária e Transporte Coletivo. A seguir, os principais destaques:

Planejamento e Mobilidade Sustentável
Mais de 60 pessoas participaram da oficina, a fim de discutir quais as providências institucionais, organizacionais, gerenciais e técnicas devem ser tomadas para garantir mais sustentabilidade à mobilidade urbana de Porto Alegre. De acordo com a coordenadora da atividade, Rosana Solano Picoral, professora de Urbanismo da PUCRS, a idéia principal dos debates é a de aproveitar as experiências de diferentes setores da comunidade para encontrar soluções aos problemas de mobilidade. “Faremos um revezamento de idéias e, depois, um agrupamento de posições para encaminhar proposições concretas de mudança”.

Entre as sugestões apresentadas pelo grupo figuram a elaboração de uma campanha que conscientize a comunidade sobre a utilização do transporte público, integração entre todos os modais - inclusive de bicicletas, criação do Dia sem meu carro, incentivo ao uso de transportes alternativos sustentáveis, gerenciamento do tráfego, investimentos em ofertas viárias no subsolo e eliminação das carroças.

Circulação Viária
Na oficina, aproximadamente 40 participantes responderam à pergunta "que opções Porto Alegre tem para melhorar seu sistema de circulação viária e quais as principais ações que precisam ser implementadas para que se tenha melhor qualidade nas próximas décadas?". O coordenador da oficina, Álvaro Gehlen de Leão, professor do curso de Engenharia de Produção da PUCRS, explicou que o grupo deveria analisar o que poderá acontecer com a cidade no futuro e, depois, quais ações priorizariam em um primeiro momento. “É uma oficina de livre-pensar. Os participantes respondem como imaginam que a cidade vai estar daqui a 15 ou 20 anos e como gostariam que estivesse”, acrescentou.

As sugestões foram divididas em quatro grupos: planejamento integrado, gerenciamento de tráfego, qualidade do transporte coletivo, cuidados ambientais, transporte não-motorizado e tópicos adicionais. Entre as medidas apresentadas estão a revitalização do Centro, a construção da Quarta Perimetral, a ampliação do tempo de ciclo das sinaleiras, a adoção do rodízio de veículos, a implantação da linha 2 do metrô e do aerómovel, a priorização de áreas verdes e a educação da população para o trânsito.

Transporte Coletivo
"Que opções Porto Alegre tem para melhorar seu sistema de transporte coletivo e quais as principais ações que precisam ser implementadas para que se tenha melhor qualidade nas próximas décadas?". Cerca de 60 pessoas responderam a este questionamento da oficina que teve a coordenação da professora da Ufrgs, engenheira Maria da Graça. "Pedimos sugestões para melhorar a cidade. Daqui saem pontos como políticas de transporte, com integração não só política, mas institucional e física entre os poderes", ressaltou ela. Os participantes dividiram-se em três grupos de trabalho e compilaram as dezenas de idéias para compartilhar nos debates do evento.

As sugestões deste grupo de trabalho foram divididas em cinco tópicos: política; planejamento; planejamento urbano; oferta e demanda; e operações. Destacam-se a criação de um instituto de planejamento e gestão para o transporte público, integração entre as três esferas governamentais, plano viário, modais alternativos à ampliação do transporte seletivo (lotações). Maria da Graça destacou a convergência de idéias apresentadas com o tema Planejamento e Mobilidade Sustentável.

Ao final dos trabalhos, o coordenador do Fórum, professor João Carlos Brum Torres, disse ter ficado satisfeito com os resultados do evento. "Foi discutida a cidade que deve ser construída por todos nós, a agenda de prioridades e as políticas de longo prazo", disse Brum Torres. Segundo ele, a lição a ser tirada das mudanças realizadas em Curitiba (PR) é a de que "é preciso manter o timão numa direção definida". O coordenador do Fórum observou que se deve evitar a evolução de Porto Alegre de forma descontrolada e com resultados indesejados. "Agradeço a participação de todos."

Na próxima quarta-feira (21/5), o Fórum terá continuidade discutindo o tema Desenvolvimento Econômico. No dia 11 de junho, será debatido o Urbanismo Sustentável; no dia 18 de junho, Dinâmica e Estética Urbana; e no dia 22 de julho, haverá o ato de encerramento do Fórum.

Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Taidje Gut (reg. prof. 13614)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

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