sexta-feira, 9 de maio de 2008

Primeiros resultados da avaliação do Capacita PoA - Básico

Nas últimas semanas preparamos e enviamos uma nova avaliação do CapacitaPoA – Básico (Curso Básico de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos).

O curso, oferecido pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Governança Solidária Local, e pela Unesco, em parceria com a Ulbra e a AED, aconteceu entre agosto de 2006 e junho de 2007. Ao todo, foram oferecidas 19 turmas, das quais participaram mais de 450 pessoas.

Nas primeiras turmas de 2006 (da 1 à 5), tive o prazer de compartilhar as aulas com Paulo Araújo, então agente de governança contratado pela Unesco e especialista em gestão de projetos. Nas demais turmas, com a volta do Paulo à sua terra, Natal, o curso foi todo ministrado por mim.
Foram ainda oferecidas 2 turmas do curso de aprofundamento, que também será avaliado em breve.

Divulgo agora os primeiros resultados da avaliação, obtidos por meio do preenchimento de um formulário individual, enviado para 302 pessoas – aquelas que colocaram um endereço eletrônico válido em suas fichas de inscrição.

Infelizmente nem todos os formulários chegaram aos seus destinatários; 71 voltaram. Destes 71:
. 04 conseguimos saber que mudaram e-mail. Mandamos então a avaliação para os novos endereços;
. 08 endereços tinham erros de digitação que foram corrigidos e os formulários reenviados;
. 13 indicaram na ficha um segundo e-mail que utilizamos para reenviar;
. 01 soube por um colega da avaliação, me avisou por email que não tinha recebido e enviamos em seguida; e
. 45 não receberam, porque os endereços estavam errados e desconhecemos seus endereços corretos.
Concluindo, até onde conseguimos verificar, 257 formulários chegaram aos seus destinatários.

Sabemos que muitas dos participantes do curso não têm muita facilidade em ter acesso à Internet e que, portanto, checam sua correspondência eletrônica de tempos em tempos. Por isso, conto com a chegada de muitos formulários ainda. Mas até ontem, dia 8 de maio, recebemos 76 respostas. E é a consolidação destes formulários que publico aqui.

Aproveito a oportunidade para agradecer a prontidão e disponibilidade com que os formulários foram preenchidos e as muitas mensagens carinhosas que recebi sobre o curso e sobre a avaliação, por email ou nos próprios formulários. Vou procurar responder a todas aos poucos, ok, pessoal?

Por fim, quero dizer que espero que estes resultados sejam úteis, não apenas para aperfeiçoarmos os cursos, mas também para estimular esta Rede – que se formou em conseqüência do curso e vem se consolidando – a buscar e construir novas oportunidades como a oferecida pela Prefeitura.

Bem, chega de trololó... Quem quiser conhecer os resultados, basta clicar aqui. Comentários serão mais que bem-vindos!

Um abração para todos e, espero, até breve!

Cláudia

3 comentários:

Jandira Feijó disse...

Que belo retorno. Tenho certeza de que este é o início de uma nova etapa de mais e aprendizado para todos nós. E sigamos em frente, que venham mtos "capacitas' e mtas interações. abçs jandira

Cezar Busatto disse...

Parabens Claudia e a todos e todas as demais pessoas pela belissima iniciativa, que fortalece a sociedade civil e a cidadania consciente e ativa, base de uma democracia vibrante e tao necessaria no mundo desse novo seculo!!! Cezar Busatto

Silvio Luiz Belbute disse...

Já imaginava que os resultados seriam positivos. Agora temos obrigação de realizarmos o CapacitaPOA utilizando os conhecimentos que adquirimos: elaborando o projeto e captando os recursos para sua realização.
Abçs Silvio Belbute