segunda-feira, 3 de março de 2008

Telecentros prorrogam inscrições a cursos gratuitos

A prefeitura prorrogou até sexta-feira, 7, as inscrições para dois cursos gratuitos do Programa Telecentros que iniciam ainda em março, sem datas definidas. Aberto à comunidade, o curso de "Capacitação Inicial em Tecnologia" prepara para o mercado de trabalho. O curso "Educadores Sociais para Telecentros - como trabalhar em rede de aprendizagem" é direcionado aos monitores dos telecentros. Os interessados devem ter, no mínimo, seis meses de estágio, não ter participado da formação em 2007 e ter disponibilidade para imersão. A iniciativa é do Programa Telecentros, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU) em parceria com a Fundação Pensamento Digital.

Os dois cursos estão com inscrições abertas no Telecentro de Formação, na Rua João Alfredo, 607, Cidade Baixa, das 8h30 às 18h. É necessário apresentar documento de identidade, ou seja, RG para candidatar-se às 44 vagas disponíveis, informa o secretário em exercício da SMDHSU, Marco Antonio Seadi.

Programas - O programa do curso de Capacitação Inicial em Tecnologia, elaborado pela Fundação Pensamento Digital, tem três partes: Comunicação e Construção da Identidade na Internet, para a utilização de diferentes recursos à comunicação e construção da identidade pessoal na Internet; Fundamentos Básicos, para conhecer o computador e os recursos que permitem o seu funcionamento e Educação e Empregabilidade, que utiliza os principais aplicativos em uso nas empresas.

O curso Educadores Sociais para Telecentros - como trabalhar em rede de aprendizagem, além de revisar as matérias citadas, apresenta mais três tópicos: Planejamento, que objetiva a utilização dos aplicativos em busca da autonomia do aluno; Expressão Artística na Rede, que ensina a expressar informações de forma gráfica, visual e animada e Noções de Programação, com o objetivo de criar e editar scripts para utilização nas páginas da web.
É oferecida imersão de seis horas (três turnos com duas horas em cada um) na primeira semana de formação. Os monitores escolhem se participam da formação pela manhã ou à tarde. As aulas são na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira de manhã (uma turma) e de tarde (duas turmas). Da segunda até a última semana de formação, acontece um encontro semanal com cada uma das quatro turmas (máximo de 11 monitores em cada).
Informação enviada por Annud-Inclusão Digital (annud@ig.com.br)

Nenhum comentário: