sábado, 22 de setembro de 2007

IPDAE LANÇA ORQUESTRA INFANTO-JUVENTIL EM PORTO ALEGRE

Os acordes que vêm do Ipdae (Instituto Popular de Arte-Educação), localizado na Lomba do Pinheiro, na Zona Leste de Porto Alegre, prometem fazer bonito no próximo dia 29 de setembro no Instituto Goethe da Capital. Mas mais que promessas, o que o público porto-alegrense amante da boa música poderá conferir no sábado, a partir das 20h, é o lançamento oficial para o público da Orquestra Infanto-Juvenil da instituição.O Ipdae foi fundado em 1998 e tem por objetivo promover o acesso à leitura, ao conhecimento, ao pensamento, à informação, à música e à história como instrumentos de formação e transformação individuais.
Criada em agosto de 2006, a orquestra pretende disseminar o gosto e a prática da música erudita e folclórica e possui 25 integrantes. São adolescentes entre 10 e 15 anos que empunham, como verdadeiros músicos, aprendizes que são, violinos, viola, violoncelos, flautas transversais e flautas doces (soprano, contralto, tenor e baixo) – todos instrumentos doados.O repertório apresentado no concerto no Goethe, que terá entrada franca, é composto por clássicos da música erudita como a “Marcha”, de Handel, o “Minueto”, de Bach, e peças de outros compositores de igual quilate como Mozart e Telemann.
O conjunto, entretanto, é formado também por folclóricas cantigas infantis: “Nesta Rua”, “Terezinha”, “Os Escravos de Jó” e peças da cultura do Norte e Nordeste brasileiros como “Duas Cirandas” e “Mulher Rendeira”, além de danças renascentistas.A orquestra é coordenada pela regente e violinista Rosângela dos Santos, 41 anos, formada em música pela Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com cursos de aperfeiçoamento em Santa Maria, Montenegro, Curitiba, Córdoba (Argentina) e Santiago do Chile, onde também ministrou aulas. Rosângela, que atuou em diversas orquestras, atualmente integra a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e a Orquestra Sinfônica e de Câmara do Sesc–RS. Ela também acumula as funções de diretora e coordenadora pedagógica da Escola de Música do Ipdae, que deu origem à Orquestra Infanto-Juvenil, em que dá aulas práticas e teóricas uma vez por semana.
Os ensaios do grupo duram mais de três horas – excluindo as horas que os alunos, sozinhos, se dirigem ao Ipdae para tocar entre eles. “Estou revivendo aqui [no Ipdae] o início da minha vida como música, em Montenegro, em uma orquestra semelhante. Fico muito satisfeita de poder passar adiante essa vivência e tornar realidade o sonho dos alunos por meio da arte. Procuramos ensinar não só música, mas valores”, diz Rosângela. A educadora e diretora do Ipdae, Fátima Flores, faz coro: “Nossa orquestra é uma iniciativa de sucesso do Terceiro Setor porque a música é um agente de transformação social, desverticaliza o conhecimento, faz com que os alunos cresçam como cidadãos, como seres humanos. Queremos, por meio disso, abrir possibilidades para que nossos alunos possam fazer escolhas”, explica, ao informar que a Escola de Música da ONG possui atualmente cinco professores músicos e 188 alunos.Para participar da orquestra, que, em 2007, realizou mais de 12 apresentações, entre elas no Palácio Piratini e na comunidade, os integrantes, a maioria moradores da redondeza, precisam estar estudando. A maioria, segundo Fátima, desde que começou na Escola de Música, apresentou melhora no rendimento escolar. O pagamento é mensal, feito por meio de doação de produtos de limpeza: cada um contribui conforme pode.A Escola de Música do Ipdae foi fundada no dia 7 de outubro de 2006 e surgiu a partir da necessidade de sistematizar o ensino de música realizado na ONG. As aulas de música começaram em janeiro de 2005 com o ensino de flauta doce. Em julho, iniciou o canto coral, e, em outubro, do mesmo ano, aulas de flauta transversal e violoncelo. A partir de maio de 2006, entraram para o programa os cursos de violino e viola e, em agosto, foi criada a Orquestra Infanto-Juvenil Ipdae. Entre os objetivos da escola está atuar como agente de transformação na comunidade, onde o aluno, como mediador, leva o conhecimento adquirido para seu núcleo familiar, escolar e social, disseminando saberes e novos horizontes de vida.
Uma vez por mês a escola realiza audições com alunos e promove concertos, todos gratuitos, para a comunidade da Lomba do Pinheiro, a fim de promover o hábito da música. Também mensalmente, os alunos são levados a participar de concertos na capital. A Escola de Música oferece, gratuitamente, cursos de Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino, Viola, Violoncelo, Teoria Musical e Canto Coral. O Ipdae Localizado na Estrada João de Oliveira Remião, na Lomba do Pinheiro – uma região densamente habitada, principalmente por famílias de baixa renda –, o instituto mantém a Biblioteca Leverdógil de Freitas, uma sala de acesso à Internet, a Escola de Música, a Orquestra Infanto-Juvenil, o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e o Memorial da Família Remião.A Biblioteca Leverdógil de Freitas possui um acervo de 28 mil publicações, 2,7 mil sócios e, além de empréstimos de livros, promove diversas atividades, tais como: Hora do Conto, Concurso Literário, Oficina de Leitura, Gincana da Leitura, Curso de Xadrez, Varal da Poesia e Passeios Culturais.
O Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e o Memorial da Família Remião têm como foco de atuação resgatar a história local, valorizando as narrativas e memória da comunidade, além de oferecer para as escolas oficinas de Educação Patrimonial e Educação Ambiental.
Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.ipdae.org e pelo telefone (51) 3028-2049.
Serviço: Lançamento da Orquestra Infanto-Juvenil do Ipdae
Quando – Sábado, 29
Onde – No teatro do Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112), em Porto Alegre
Horário – 20h, com entrada franca

Fonte: Pauta Social
Nome: Tatiana Bandeira
Fone: 51 8178-6957
Empresa: Bandeira & Hennrich Comunicação
Pauta incluída por: Tatiana Bandeira

Nenhum comentário: