terça-feira, 18 de setembro de 2007

Site permite emprestar dinheiro pelo mundo

NOVA YORK - Um novo serviço na internet pode ajudar a estimular o microcrédito.
Estimulado pelo Nobel concedido no ano passado a um homem cujo apelido é "banqueiro dos pobres", o microcrédito a pequenas empresas dos países mais pobres do mundo está florescendo, à medida que as pessoas descobrem que podem operar como um mini Banco Mundial.
E não é preciso ser Bill Gates para participar. Um site de microcrédito permite que pessoas emprestem quantias a partir de 25 dólares a pequenas empresas do Vietnã ao Quênia, e vem atraindo tanto interesse dos potenciais fornecedores de recursos que sua estrutura mal consegue acompanhar a demanda.
A Kiva.org, descrita por seu fundador, Premal Shah, como "o eBay do microcrédito", vem operando há dois anos, mas registrou alta elevada de tráfego depois que Muhammad Yunus, economista de Bangladesh, recebeu o Prêmio Nobel da Paz no ano passado por suas atividades à frente do Grameen Bank.
"Do dia para a noite o volume de tráfego em nosso site quase dobrou", disse Shah sobre o impacto do Nobel. Ele mencionou também que outras citações recentes, como a do ex-presidente Bill Clinton em seu livro "Giving", causaram novas altas de interesse, o que levou o site a procurar uma ampliação no número de empresas interessadas em obter empréstimos, a fim de distribuir todo o dinheiro que se tornou disponível.
O Kiva trabalha com dezenas de grupos de microcrédito que selecionam empresas que precisam de empréstimos --de uma mulher hondurenha que vende cosméticos a uma tecelagem cambojana ou uma oficina mecânica em Gana.
"Estamos oferecendo uma plataforma online para conectar o pessoal que trabalha em campo com microcrédito às pessoas de Des Moines, Iowa, ou alguém em Londres", disse Shah à Reuters.
Segundo ele, o usuário médio fornece recursos a quatro empresas no site, emprestando 25 dólares a cada uma, e até agora o total emprestado foi de 11 milhões de dólares, sempre a juro zero. Ele espera emprestar 100 milhões de dólares nos próximos três anos.
O site exibe fotos e planos de negócios de pessoas que estão em busca de empréstimos com valores que variam de 75 a mais de mil dólares. Em um sistema semelhante ao do setor de comércio online, as organizações de microcrédito são classificadas com base em seu desempenho de pagamento de empréstimos, tempo de operação e montante total obtido.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário: